Criar um Site Grátis Fantástico
Notícias da Pele


Total de visitas: 128797
Pele Normal






Cuidados com os Diferentes Tipos de Pele

A estrutura e Barreira Epidérmica

A pele é um órgão flexível e auto-regenerativo que reveste e molda o corpo, atuando como uma barreira protetora que previne a penetração de irritantes e alérgenos do ambiente e que evita a perda de água do organismo, mantendo a homeostase interna. A pele também protege fisicamente os órgãos internos, limita a passagem de substâncias e contribui para a manutenção da temperatura (corporal) e da pressão sanguínea.
A pele possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme, a camada responsável pela função de barreira da pele, é composta por uma camada de queratinócitos justapostos que são formados no estrato basal (camada germinativa) por divisão celular. Conforme os queratinócitos se movem através da camada espinhosa (camada de células de Malpighi) e granulosa, eles sofrem modificações graduais em sua forma e composição química, assim, uma estrutura rígida de queratina, microfilamentos e microtúbulos são formadas. Ao chegarem na camada córnea, estas células estão mortas, achatadas e anucleadas, e , entre elas, existe uma mistura de lipídios e proteínas, que atuam evitando a perda de água. Os lipídios são expelidos dos corpos lameares, células de estrato granuloso, para o espaço intercorneócito, formando bicamadas multilamelares altamente organizadas. A camada lipídica é o principal componente da barreira epidérmica. A Camada córnea pode ser comparada a uma parede de tijolos, com os corneócitos representando os tijolos e os lipídios lamelares o cimento. O estresse psicológico é capaz de induzir desarranjos na função epidérmica, que são precipitadores de dermatoses inflamatórias.
A retenção de água na camada córnea é de extrema importância à manutenção da pele saudável. Os corneócitos contêm uma substância da pele saudável. Os corneócitos contêm uma substância capaz de reter água em seu interior, o fator de Hidratação ( Natural Moisturizing factor – NMF) assim, o grande volume de água retido faz com que eles inchem, prevenindo a formação de fissuras e fendas entre eles. A flexibilidade e a elasticidade da pele estão diretamente relacionadas ao conteúdo de água. Tanto os lipídios intercelulares, como as substâncias hidrossolúveis presentes no NMF, contribuem efetivamente para o controle do conteúdo de água da pele. Na camada córnea, o conteúdo hídrico médio é de 15% podendo aumentar por oclusão da pele ou por longa exposição à água.

COSMÉTICOS DE CUIDADOS COM A PELE

Para uma pele sempre saudável, etapas básicas de tratamento devem ser seguidas, independentemente de idade e tipo de pele:

*LIMPEZA
*HIDRATAÇÃO
*FOTOPROTEÇÃO


Pele Normal

A pele normal tem apresentação macia, é suave ao tato, possui uma coloração saudável, poros de tamanho regular e não apresenta lesões visíveis ou sensação de desconforto. As células do estrato córneo da pele normal apresentam um padrão regular e a proteção de uma fina camada de óleo. A pele normal reflete o equilíbrio de vários processos biológicos que incluem a queratinização, a descamação, a perda de água, a secreção sebácea e a sudorese.
As recomendações
As recomendações para os cuidados com a pele normal são baseadas nos princípios da moderação. É importante adotar uma rotina de tratamento adequado para manter o equilíbrio fisiológico e a integridade mecânica, protegendo-a de possíveis injúrias externas.
A limpeza diária da pele normal deve ser feita com um agente de limpeza suave, de preferência livre de sabão, já que a lavagem excessiva com água e sabonete pode levar a uma perda significativa da umidade da pele. A exposição ao ar com baixo teor de umidade pode causar o mesmo efeito. Comumente são acrescentados à fórmula do agente de limpeza princípios ativos como o alfa-bisabolol . Este é um dos princípios ativos da camomila, que apresenta ação antiinflamatória e calmante. A aplicação de um tônico é indicada principalmente quando se faz uso de um sabonete alcalino na etapa de limpeza. Este tem a função de remover os resíduos do filme formado sobre a pele e normalizar o PH. Os tônicos para a pele normal devem conter em suas fórmulas baixas concentrações de álcool, alem de ativos calmantes e adstringentes como o extrato de hamamélis, e antiinflamatórios e refrescantes como extrato de hawthorn.
Um hidratante leve como as emulsões O/A ou as loções hidratantes com fórmulas fluídas deve ser usado para auxiliar na manutenção do equilíbrio fisiológico da pele, protegendo-a principalmente de fatores climáticos.
Os produtos elaborados para a pele normal contêm predominantemente água, óleos minerais e propilenoglicol com quantidades mínimas de petrolato e lanolina. Essas formulações deixam um resíduo mais oleoso sobre a pele do que as livre de óleo. Os princípios ativos usados em formulações para a pele normal são ceramidas, as vitaminas e o PCA-Na. As ceramidas têm um importante papel na função da barreira da pele, enquanto as vitaminas são um aditivo aos hidratantes. As vitaminas A, C e E são as mais utilizadas, atuando na prevenção do envelhecimento cutâneo com os antioxidantes. A vitamina A age inibindo a hiperpigmentação e o espessamento excessivo da pele, auxiliando para mantê-la macia e hidratada. Já a vitamina C favorece a síntese de colágeno e glicosaminoglicanas, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Ele age conta os radicais livres e regulariza a microcirculação, evitando ou minimizando as rugas e clareando a pele. A vitamina E atua na manutenção da integridade das membranas celulares, além de otimizar a capacidade da pele em reter água. Como são lipossolúveis, as vitaminas devem estar sob forma solúvel em água para penetrar através do estrato córneo. Já o PCA-Na é o principal componente do fator natural de hidratação da pele, e apresenta alta capacidade de hidratação, auxiliando na reposição da umidade natural da pele.
Nesse tipo de pele deve-se fazer uso de um fotoprotetor com fator de proteção solar que pode ser formulado em creme, de textura leve, para uso diário.O ideal é a associação do Octil-metoxinamato, um filtro solar anti-UVB, com avobenzona, anti-UVA, é feita através de substâncias que, em contato com raios ultravioleta, reagem e absorvem a energia desta radiação, evitando os danos a pele. Os filtros solares químicos também podem ser associados aos físicos.
Os filtros físicos formam uma barreira sobre a pele, refletindo ou dispersando as radiações. São, portanto, inertes e apresentam baixo potencial de irritação quando aplicados sobre a pele.
A associação com filtros solares químicos resulta em formulações com um espectro mais amplo de proteção solar. É comum, adicionar à formulação fotoprotetora substâncias com propriedades calmantes, hidratantes, cicatrizantes e antioxidantes. O veículo da formulação pode ser uma emulsão O/A ou um livre de óleo.
A pele normal pode apresentar comedões e pequenas pústulas ocasionais, que devem ser controlados com produtos formulados em gel ou com apresentação em bastão podendo conter substâncias secativas, cicatrizantes e antimicrobianas. Um princípio ativo muito utilizado é o óleo de melaleuca, que apresenta ação bacteriostática e fungiostática.
Alguns cuidados especiais podem ser aplicados à pele normal, como a esfoliação, removendo as células mortas presentes na superfície da pele. Após a esfoliação, a pele se torna mais fina e apresenta um aspecto de limpeza e frescor. Os esfoliantes podem conter agentes químicos, como o ácido salicílico, ou agentes físicos, como as sílicas e as sementes de plantas, que ajudam a acelerar a descamação do estrato córneo. Ela facilita a ação dos hidratantes e só deve ser feita de uma a duas vezes por semana.
O uso de máscaras também é indicado para peles normais, pois elas ajudam a descongestionar, minimizando os sinais de cansaço. Máscaras capazes de formar uma película plástica tensora são mais adequadas para esse tipo de pele.
No caso de peles normais com tendências à formação de manchas, é necessário o uso de um despigmentante cutâneo, que deve ser formulado em veículo adequado a fim de evitar ao máximo o surgimento de possíveis manifestações alérgicas que possam alterar o equilíbrio fisiológico e a integridade mecânica da pele. Veículos de formulações para a pele normal devem ser creme, loção não-iônica, gel ou gel-creme.






Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional